Para conhecer

Pierre de Fermat

Beaumont-de-Lomages, França

1601 - 1665

Considerado o "Príncipe dos Amadores", Pierre de Fermat nunca teve formalmente a matemática como a principal atividade de sua vida. Jurista e magistrado por profissão, dedicava à Matemática apenas as suas horas de lazer e, mesmo assim, foi considerado por Blaise Pascal, o maior matemático de seu tempo.

Contudo, o seu grande gênio matemático perpassou várias gerações, fazendo com que várias mentes se debruçassem com respeito sob o seu legado, composto por contribuições nas mais diversas áreas das matemáticas, sendo as principais: o cálculo geométrico e infinitesimal, a teoria dos números e teoria da probabilidade.

Os seus avanços nesta área deram-se por volta de 1654, quando passou a trocar cartas com Pascal. A probabilidade, um assunto desconhecido por Fermat até então, passou a objetivar descobrir as regras matemáticas que descrevessem com maior precisão as leis do acaso. Posteriormente, ambos determinaram as regras essenciais da probabilidade, e Pascal chegou até mesmo a convencer-se que poderia utilizar as suas teorias para justificar a fé em Deus.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_de_Fermat>, acessado em 13/10/2021.

Blaise Pascal

Clermont-Ferrand, França

1623 - 1662

Considerado um prodígio, foi matemático, escritor, físico, inventor, filósofo e teólogo francês.

Matemático de primeira linha, criou dois novos campos de pesquisa: primeiro, publicou um tratado de geometria projetiva aos dezesseis anos; então, em 1654, desenvolveu um método de resolver o "problema dos partidos", que, dando origem, no decorrer do século XVIII, ao cálculo das probabilidades, influenciou fortemente as teorias econômicas modernas e as ciências sociais.

Depois de uma experiência mística que experimentou em novembro de 1654, dedicou-se à reflexão filosófica e religiosa, sem renunciar ao trabalho científico.

Em 8 de julho de 2017, em uma entrevista ao jornal italiano La Repubblica, o Papa Francisco anunciou que Blaise Pascal "merece a beatificação" e que planeja iniciar o procedimento oficial.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal>, acessado em 17/10/2021.

Jakob Bernoulli

Basileia, Suíça

1654 - 1705

Seguindo o desejo de seu pai, Jakob Bernoulli estudou teologia, mas em seguida, contrariando o pai, estudou matemática e astronomia. Viajou por toda a Europa de 1676 a 1682, aprendendo sobre as últimas descobertas em matemática e ciências sob as principais figuras da época.

Foi um dos muitos matemáticos proeminentes da família Bernoulli, sendo um dos primeiros defensores do cálculo leibniziano. É conhecido por suas inúmeras contribuições ao cálculo e, junto com seu irmão Johann, foi um dos fundadores do cálculo das variações. No entanto, sua contribuição mais importante foi no campo da probabilidade, de onde derivou a primeira versão da lei dos grandes números em sua obra Ars Conjectandi.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jakob_Bernoulli>, acessado em 24/10/2021.

Christiaan Huygens

Haia, Países Baixos

1629 - 1695

Huygens foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento científico no campo das probabilidades. Recebeu educação em casa até completar 16 anos de idade. Seu pai lhe garantiu uma educação liberal típica de uma família aristocrática europeia: recebeu educação em música, latim, grego, francês, inglês, italiano, história, geografia, matemática e lógica. Huygens obteve grande êxito em sua educação, e com 9 anos já conversava fluentemente em vários idiomas.

Após ter contato com os trabalhos de Fermat e Blaise Pascal, Huygens escreveu o primeiro tratado sobre teoria das probabilidades, De ratiociniis in ludo aleae ("Sobre o raciocínio em jogos de azar", 1657). Em seguida, estabeleceu uma teoria para os valores esperados, sendo uma valiosa contribuição até os dias atuais.



Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Christiaan_Huygens>, acessado em 31/10/2021.

Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon

Montbard, França

1707 - 1788

Georges frequentou o Jesuit College of Godrans em Dijon desde os dez anos de idade. De 1723 a 1726, ele estudou direito em Dijon, o pré-requisito para continuar a tradição da família no serviço público. Em 1728, Georges deixou Dijon para estudar matemática e medicina na Universidade de Angers, na França.

Em 1732 mudou-se para Paris, onde conheceu Voltaire e outros intelectuais. Ele deixou sua marca pela primeira vez no campo da matemática e, em seu Sur le jeu de franc-carreau (Sobre o jogo do quadrado justo), introduziu o cálculo diferencial e o cálculo integral na teoria da probabilidade. O problema da agulha de Buffon na teoria da probabilidade leva o seu nome. Nesse problema, procurou-se obter aproximações do valor de pi (3,1415…) por meio de experiências físicas simples e aleatórias.

Em 1734 foi admitido na Academia Francesa de Ciências. Foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento científico no campo das probabilidades.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges-Louis_Leclerc,_conde_de_Buffon>, acessado em 16/03/2022.